Progresso da Leitura:
Compartilhar:
Você tem apresentado quadro de vermelhidão na glande e que coça? E esse mesmo aspecto já apresentou também no prepúcio?
Tem apresentado pequenos cortes na pele do prepúcio quando tem algum atrito local que atrapalham sua vida sexual?
Já usou diversas pomadas e até medicação oral, mas não melhora?
Já chegou até a cogitar a cirurgia de retirada do prepúcio para tratar o problema? Ou mesmo a fez, mas não melhorou o quadro?
Você pode estar diante de um quadro de balanite de repetição!
A balanite é a infecção que pode ser causada por fungo, Candida Albicans, por tanto, é a candidíase do pênis. Mas que também pode ter como causa outros agentes infecciosos como vírus e bactérias. Para saber, é necessária uma avaliação médica urológica adequada. Em alguns casos a lesão causada na cabeça do pênis pode ser estendida também para a pele que a recobre, o prepúcio, dando então o nome de balanopostite.
Outros sintomas além da vermelhidão e coceira podem aparecer, como inchaço na genitália, odor desagradável, pequenas bolsas vermelhas na cabeça do pênis, placas esbranquiçadas ao redor da glande e até desconforto para urinar.
Algumas condições como diabetes, uso de antibióticos e corticoide, assim como condições de saúde que afetam o sistema de defesa do organismo e pacientes que usam fralda, podem favorecer o seu aparecimento.. Sexo desprotegido com parceria sexual com manifestação de candidíase, pode igualmente favorecer o aparecimento da balanite. E a má higiene do pênis também pode ser uma das causas.
Bom aqui falamos da balanite de repetição, então podemos ter outros fatores que podem ciclar com a o quadro repetitivo da doença como situações estressoras recorrentes, para além dos citados acima. Isso porque o estresse crônico pode aumentar a produção do “hormônio do estresse” que afeta negativamente nosso sistema de defesa, dando a chance para a proliferação do fungo, causando assim a balanite.
É comum que pacientes com balanite de repetição tenham passado por diversos tratamentos com remédios, sem sucesso por muito tempo, pois a infecção volta. Para além dos remédios específicos para a candidíase, é importante tratar a causa primária.
Um dos tratamentos que tem se mostrado eficaz para a candidíase é a terapia por laser utilizada pelo fisioterapeuta. Estudos apontam que tanto o laser vermelho, quanto o azul, tem ação positiva no tratamento da candidíase. Diferente das medicações, tem a vantagem de apresentar raros efeitos colaterais. A aplicação é indolor, podendo gerar um leve calor na área tratada, durante a aplicação do laser. Para além do tratamento, alguns estudos apontam que pode também ter um efeito preventivo, ou seja, evitando o aparecimento de uma nova infecção.
Referências:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29145971/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30406341/
Pinto-Almeida T, Vilac¸a S, Amorim I, Costa V, Alves R, Selores M. Complete resolution of Zoon balanitis with photodynamic therapy – a new therapeutic option? Eur J Dermatol 2012; 22: 540-1
Compartilhar:
Leia Mais
Dor no pênis, localizada na uretra após urinar ou ejacular? Dor atrás do escroto, em região perineal? Piora da dor quando fica sentado muito tempo? Vontade ir no banheiro urinar várias vezes ao dia, inclusive à noite? Por vezes dói dentro do ânus, dando sensação de nó?
Dentro das causas de DOR PÉLVICA CRÔNICA tem a neuralgia do pudendo. Pudendo é o nome de um nervo que inverva várias estruturas pélvicas como músculos, vísceras e até órgão sexual.
A fisioterapia é uma excelente opção terapêutica para o tratamento da dor pélvica crônica! Porém a fisioterapia realiza seu próprio diagnóstico, baseado nas estruturas afetadas.